Desafio da Música Gospel

1 04 2010

Muitas pessoas tem me perguntado porque eu decidi particiar do Desafio da Música Gospel (DMG). Já li muito a respeito do assunto e encontrei muitas pessoas criticando o programa e pessoas falando bem do mesmo.
Mesmo sendo um pouco ambicioso pensar que poderia ganhar um evento com milhares de pessoas de todo o país e do mundo, ao mesmo tempo eu tenho a consciência de que quem rege o mundo e todas as coisas é Deus. Nada acontece sem a sua permissão e querer. Assim como a minha decisão também foi tomada em oração e sob a vontade dEle.
Tudo isso não quer dizer que irei levar o prêmio, muito menos chegar a algum lugar de destaque. Mas quer dizer que Deus tem um plano para mim no trajeto do programa. Seja falar do Seu amor para milhares de pessoas ou mesmo dar o meu testemunho para apenas uma pessoa que for.
Já ouvi inúmeras críticas em relação ao programa como sendo de caráter competitivo e de exaltação do cantor. Realmente o programa pode se tornar de caráter apenas competitivo para o cantor se o foco dele estiver no seu desempenho vocal e artístico somente. Assim como o candidato pode enxergar o desafio como uma forma de ser visto e notado por 3 jurados, e confiado por eles para fazer um trabalho para Deus de grande qualidade, expressão e significado.
Em uma nota divulgada por um site cristão “x” totalmente contra o DMG, foi feita a seguinte pergunta: “É lícito comercializar com um dom que Deus nos deu para Sua adoração”?
Essa é uma pergunta capciosa pela seguinte razão: Ela deixa entender de que o dom da música e do canto é o único dom que devemos usar para a adoração a Deus, e por isso não pode ser comercializado, trazendo satisfação profissional e lucros finaceiros para si próprio.
Se a intenção não foi dizer que o dom da música é o único dom que Deus deu para usarmos exclusivamente para sua adoração, devemos considerar que qualquer outro dom dado por Deus, também deve ser usado única e exclusivamente para adoração a Deus, seja ele qual for. Nessa linha de pensamento, as pessoas com o dom do auxílio (ou socorro), como médicos, deveriam exercer esse dom somente para a causa de Deus sem fins lucrativos e sem realização profissional. O dom do discernimento ou da sabedoria (advogados, juizes, etc.) deveriam usar suas habilidades apenas dentro da igreja sem nenhum tipo de visão financeira a respeito. O dom do ensino, da palavra ou da escrita (professores, pastores e escritores), também não deveria ter salário, afinal de contas são dons dados por Deus, e se vem de Deus, não podem ser usados para seu próprio auxílio ou sobrevivência. Mas não é bem isso que acontece. Assim como o dom do auxílio, sabedoria e ensino são dons dados por Deus, o dom da música também é de procedência divina e deve ser respeitado como qualquer outro dom.
Obviamente, os dons tem que ser usados em prol da causa de Deus sem ter fins financeiros, mas também usados na sua vida, na sua sobrevivência e ganha pão. O pastor é assalariado, ele passa por uma seleção de pastores para chegar a dirigir uma igreja. Ele não é escolhido aleatoriamente, apenas por ter uma vida em sintonia com Deus. Ele é observado, ele é julgado e passar por comissões para saber se ele realmente tem competência e habilidades suficientes para liderar uma igreja. O músico da mesma forma, é um ministro de Deus que irá impactar a vida de muitas pessoas da “mesma” maneira, senão de um modo mais forte! Por isso os juizes. Isso não é uma questão de avaliar sua condição com Deus, mas um filtro para entrar uma pessoa que realmente pode dar conta de pregar o evangelho de uma maneira expansiva e em massa. O cantor precisa estar preparado vocalmente, artisticamente (a musica é uma arte) e obviamente espiritualmente.
Essa é uma explicação para quem acha que o programa é um julgamento de valores espirituais e promoção de estrelismo na vida do artista.
Eu oro para que todos apoiem esse projeto e outros que virão. Pois o mundo cristão ainda carece de um nível musical mais elevado e mais músicas com conteúdo teológico mais profundo. Não que não tenha, mas o DMG foi uma forma de incentivar os músicos brasileiros a dedicar o seu “dom” para abranger o maior número de pessoas através de um padrão mais elevado em todos os sentidos.
Espero que essa oportunidade me faça crescer espiritualmente e que Deus continue usando meu ministério! Que Ele seja o único a cuidar da trajetória desse concurso!

E vida longa a boa música cristã!

Anúncios

Ações

Information

10 responses

5 04 2010
gabi de laurentis

Fe,

Oro pra que Deus te use e te capacite sempre!!!

E oro mais ainda para que o preconceito não se manifeste e nem prejudique seu ministério.

Conte com meu apoio e votos, rs!

Bjocas…

17 04 2010
willian "toddynho" san'per.

fernando,

sábias palavras. não tenho dúvida de que você é um cara abençoado e escolhido por Deus. é bem notável o preconceito que nós, músicos, sofremos por ter amor à música, à arte, e à todas essas coisas misturadas a um propósito além da música por si só (propósito esse de ser mensageiro das palavras de Deus). mas sei que com profissionalismo, dedicação, foco, paciência, e oração, você vai chegar longe, muito longe. e frutos serão colhidos aqui na terra e além céu.

tô contigo sempre. seja em oração, seja em conversas, seja trabalhando, seja fazendo nada… tô sempre junto! e votando…

abraço.

28 04 2010
ALEX

Brother gostaria de saber quando é que vc vai lançar o seu cd , cara tua voz é muito maneira.Deus abençõe.

30 04 2010
fernandocesaroficial

Obrigado! O CD está prevista pra esse ano, mas data nao tenho pra te dar! Tem que aguardar!
Abraço!!

30 04 2010
Faby

Belo texto.

Falando do aspecto estrutural, mas principalmente do conteúdo.

Tudo isso pode ser “tricky” se não for levado da maneira certa, com o objetivo correto. A auto exaltação é um caminho fácil a ser percorrido, e só poderá ser evitado com a direção de Deus. Vejo que você colocou os seus planos e desejos em Suas mãos, e por isso tem a clareza e o discernimento sobre qual caminho seguir. Vigiai e Orai. Se afastar do Pai é certeza de derrota (falo da derrota espiritual, pois a vitória mundana pode até ocorrer…). Oro pra que o Espírito Santo fale alto ao seu coração, e pra que você tenha humildade e sabedoria suficientes pra ouvir e obedecer Sua voz.

Que Deus te abençoe e te use.

bjo gde

13 05 2010
Vanessa Mariano

Fernandoooo!!

Amei te conhecer ontem e ter o privilégio de ver a tua vitória!!
Glóriaaa a Deus!!! Vc merece e esse é o tempo de Deus pra sua vida!!
Ahhh…fiquei tãaaaao feliz pela sua grande conquista e da minha amada amiga Esther Oliveira, orei para vcs ficarem entre os classificados de SP, agora vou orar mto e votar para vcs irem ao Rio para a grande final!! Eu creio q vai dar tudo certinho, em nome de Jesus =)
*** Fernando Cesar e Esther Oliveira*** grandes finalistas de SP!!!
Deus é fiel demaisss!!!
bjs!
Vanessa

22 05 2010
Fernanda

Fernando, quero lhe parabenizar pela conquista da 1ª etapa do DMG. Sou irmã da Ester Oliveira. Creio que para tudo Deus tem um propósito!!! Você cantou lindamente, virei sua fã! Rsrs… agora vamos torcer para que você e a Ester estejam juntos na grande final!!! Estarei acompanhando a Ester em todas as gravações e viagens, espero lhe conhecer em breve! Grande bjo e que Deus continue a te abençoar!

23 05 2010
fernandocesaroficial

Oi gente queria! Obrigado pela forca e apoio de todos voces!!! Orem por mim e pelos outros canditados tb! Que seja feita a vontade de Deus e que o nome dEle seja sempre louvado!

28 05 2010
Damaris Reimann

Olá Fernando, vc me surpreendeu mais uma vez com esse texto.
Parabéns!!!
Como vc mesmo falou, quem rege o mundo é Deus.
Beijo grande em seu coração.

29 05 2010
fernandocesaroficial

É uma honra ter voce como leitora do meu blog! Deusvte use e abencoe amiga!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: